De ladinho

 

 

O jeitinho da Selminha para passar no exame de motorista… 

 

 

       Selma Barcellos

Selma 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adoro ler sobre engenhocas geniais.

Dentre os robôs, por exemplo, já existem modelitos que trocam piadas com pessoas solitárias – não se importando em ouvir sempre as mesmas histórias dos idosos – , encontram óculos perdidos, malas desacompanhadas em aeroportos, colocam pratos na máquina de lavar louça, abrem a geladeira e trazem mimos…

Mas nenhuma engenhoca recente me trouxe mais alegria do que o automóvel capaz de estacionar de lado. Para tudoooo. Vocês não estão entendendo. Sou péssima de vaga, com direito a linguinha pra fora, absoluta expressão limítrofe, toda retorcida, e devidamente xingada pelos estressadinhos, claro.

É trauma.  Bloqueio sinistro. Quando jovem, levei bomba 3 (três!) vezes no exame de motorista. Prova de baliza. Numa das vezes, sentindo que o carro empacara, falei para o examinador:  _ Tem uma coisa dura atrás… _ É o meio-fio, minha filha, você está subindo nele. Tóin.

E lá ia eu de volta pra autoescola.

O drama só foi se resolver na quarta tentativa. Me vendo arrasada, o velho Said se encheu de brios e me acompanhou ao local da prova carregando um embrulhinho: _  Agora filhínia vai bassar.

Passei.

Ninguém resistia às esfirras dele.

 

 

12 comentários

  1. Brenno
    16/01/13 at 13:19

    Tipo de “corrupção” saborosa, perdoável, “do bem”… principalmente pela nobreza do objetivo.
    Aliás, todo tipo de “de ladinho” tem finalidades relevantes…
    Até em passagens remotas, como naquela do velho (então novo) Carlin… mas isso já é outra história.

    • 16/01/13 at 18:45

      Brenno Augusto, prestenção: quando o instrutor me viu adentrar o salão da autoescola pela 3ª vez, ele riu de mim, Brenno Augusto. Foi trauma pra mais de metro.
      As esfirras que Said fazia eram mágicas…
      Beijocas!

  2. André
    16/01/13 at 13:40

    Selma, eu estava com saudade de ler as suas crônicas… o trânsito nas grandes cidades realmente é caótico, precisa ter uma enorme paciência… muitas pessoas são reprovadas no exame de motorista, provavelmente devido ao nervosismo, vc pode até não ser boa de vaga, mas é ótima em outras coisas, principalmente ao tocar nossa sensibilidade.
    Beijocas!

    • 16/01/13 at 18:51

      André, você foi direto ao ponto. Eu encasquetei que era ruim de baliza e bloqueei. Na hora do(s) exame(s), nervosismo, ansiedade, tudo junto e misturado, bomba!
      Hoje, se a vaga é imensa, eu estaciono lindo, lindo. Se não é… chama o manobrista. Meu Senhor.
      Beijocas! 

  3. Sophie
    16/01/13 at 14:08

     
    Selminha, essa sua foto tá linda! E você é uma cronista maravilhosa…
     
    Adorei a sua história, un beso!
     
     

    • 16/01/13 at 18:58

      Soph, deve ter rolado um photoshop, não? O fotógrafo, amigo dos meninos, passou Mom a limpo…
      Também adoro seus textos. Sophie não é o ‘codinome beija-flor’ de uma certa Eliane Lucero?
      Beijocas!

  4. Antonio Carlos A. Gama
    16/01/13 at 19:22

    Vamos colocar os pingos nos is: as esfirras do Seu Said deviam ser mesmo irresistíveis, mas e o sorriso da “filhínia” dele?

     

    E a história “de ladinho” que o Brenno deixou no ar: um amigo nosso, Carlinhos, depois de sua primeira incursão mundana, veio se gabando de ter beijado na boca a moça dama. Como nós tiramos sarro dele, dizendo que a tal moça dama não era lá das mais higiênicas e confiáveis, ele passou a se justificar esclarecendo que o beijo fora apenas “de ladinho”. Isso nem as esfirras do Seu Said resolvia…

    • 16/01/13 at 23:22

      É… beijo de ladinho é algo “meio grávido”.
       
      Said cozinhava muito, Antonio. E ele, sim, tinha um sorriso cativante. Um dia posto no Bloghetto uma foto do galã, terno de linho branco, cheveux au vent…
      Beijocas!

  5. Carla
    16/01/13 at 23:04

    Selmitcha, mas o que é isso? Se além de bonita, fotogênica, excelente escritora, pintora, poeta, inteligente e irreverente vc ainda fosse exímia motorista, o que sobraria pra nós, simples mortais? 

    • 16/01/13 at 23:29

      Carlotinha, minha amiga querida! VOCÊ tem todos esses predicados e ainda dirige uma enormidade! Com quem passeio de copilota, completamente relaxada, só ouvindo aquela trilha sonora? Te amo.
      Beijocas! 

  6. Paulinho Lima
    17/01/13 at 19:41

    confeso que me assustei com o título!!!! 
    Pensei que só eu tinha sido reprovado 3 vezes no exame de motorista. Na terceira vez , o velho Paulo, resolveu me fazer companhia.
    naquele tempo era uma fila de carros e o inspetor ia dentro dando ordens: Faz isso, faz aquilo, e o candidato ia fazendo até que mandou eu virar a esquerda. Virei a direita.
    Velho Paulo no banco de trás  “gritou; se o senhor não reprovar , reprovo eu.
    na seguinte passei. mas o carro me traumatzou. E faz mais de 12 anos que não dirijo. Até hoje, troco direita com esquerda, garfo com faca, feijão com arroz, d com t ,….o essencial não troco, decorei…
    excelente texto…como as histórias e lembranças nos faz bem….

    • 17/01/13 at 21:36

      Bem-vindo ao time, Paulinho! Três vezes também?
      A culpa era do examinador. Ele ia dando as ordens, anotando tudo numa prancheta, os candidatos ficavam tensos… Hehe.
      Beijocas! 

Deixe um comentário

Yay! You have decided to leave a comment. That is fantastic! Please keep in mind that comments are moderated. Thanks for dropping by!