Posts from maio, 2009

O deus mercado

 

 

                        O jornalista Roberto Rockmann, no seu excelente e delicioso blog, que mudou de nome e agora se chama Tudo e Nada, sob o título de Água no chope, faz algumas considerações inquietantes sobre a aparente recuperação da Bolsa brasileira, que subiu 75% em relação ao fundo do poço do ano passado.

                        Depois de conversar com o economista Fabio Silveira, em quem confia, colheu a opinião, com a qual comunga, de que se trata de mais uma bolha sem condições de se sustentar porquanto a recessão dos Estados Unidos, da Europa e do Japão afetará fatalmente a China, cujas exportações representam 40% do PIB.

                        E conclui:

 

Mas a bebedeira do mercado vai causar uma baita dor de cabeça. A dúvida é quando ela chegará. Mas uma certeza que ele tem é que ela poderá fazer as bolsas terem uma queda ainda mais drástica que a vista em novembro. O pior já passou? Desde agosto de 2007, economistas vêm dizendo isso, mas não dá dados que apontem nessa direção. Segundo Fabio, o mercado agora só quer ouvir coisas boas, mesmo sem as ruins terem acabado.”

 

                       Não sou especialista na matéria, mas não resisto indagar: será que não aprendemos nada? Até quando continuaremos reféns de especuladores e dos humores do deus mercado? Já não passou da hora de se criarem mecanismos de maior controle de tais manipulações?

                       Aliás, a palavra mercado vem de mercúrio. Na mitologia Greco-Romana, Mercúrio (Hermes, para os gregos) era o mensageiro dos deuses, e ainda deus do comércio, da eloqüência, dos viajantes e também dos ladrões.

                       Na química, mercúrio é um elemento importante, mas que pode ser venenoso. E na astronomia, é o nome do planeta mais próximo do Sol.

                       Se não forem criados antídotos eficazes contra as especulações e diabruras do todo poderoso deus mercado, acabaremos sucumbindo um a um,  intoxicados ou incinerados.

 

bolsa 3