Pôr-do-sol em Alcântara

 

 

Cheguei às docas de Alcântara pegando duas linhas de metrô e o comboio que vai para Cascais. Sou um caminhante, especialmente quando viajo, e depois descobri que com uma boa e prazerosa caminhada de uns 20 minutos teria chegado ao Cais do Sodré,  onde apanhei o comboio, sem necessidade do metrô. 

Sento-me num dos bares, abaixo da extensa ponte ferro-carril, que os comboios cruzam sem cessar, um túnel sem fim a sufocar como um túmulo o ruído dos veículos que passam logo acima.

Abaixo de mim, os barcos ancorados balançam levemente com o vento e a água. Um pequeno barco ostenta uma placa de “Vende-se – Marítima – 912346603”. Mas o  que me agrada é um outro,  à vela, jeito antigo, todo de madeira, lindamente ornado de amarelos, azuis, vermelhos, rosas, chamado “Ana Paula”. Esse não está à venda, mas com ele me sentiria um Vasco da Gama.

Mais à frente, o Tejo com sua magnificência e  placidez parece se preparar para acolher o  sol,  que ainda vai alto às 19 horas.

Enquanto o sol não se põe, me ponho a beber e navegar por lembranças que fluem, fantasias, sonhos e mares nunca dantes.

A tarde tarda, tardonha, e afinal o sol engana o Tejo e a  mim,  pouco a pouco arrefece e súbito já é lua.

Com o sol que sorrateiro se foi, me fui, mas parte de mim fiquei, à espera de D. Sebastião, o desejado rei.

 

 

 

 

5 comentários

  1. Lilian
    18/07/09 at 15:38

    Os portugueses, pelo menos, têm alguém que possam (ou pudessem) esperar, D.Sebastião. E nós? Não consigo me lembrar de ninguém que pudesse nos salvar nos dias de hoje… Por isto, nos apegamos tanto aos ídolos do futebol, da música, nossos e estrangeiros. Nisto, os portugueses têm mais sorte do que nós, seus irmãos brasileiros: têm o seu próprio “mito” a cultivar (D.Sebastião), alguém que poderia prestar grandes serviços a sua nação. No Brasil, só nos resta esperar por Jesus. Como não se sabe quando Ele vem… as barbaridades prosseguem.
    Mas gostei imensamente da estória dos barcos… foi como se estivesse lá/aí. Até me apeguei, também, ao “Ana Paula”… rsrs

    • Antonio Carlos
      18/07/09 at 19:09

      Lilian

      Procurei até no Clube do Fado, mas aqui ninguém conhece o grupo Verde Vinho. Mas vou lhe levar um CD de uma cantora de fado, da nova geração, que ganhou o prêmio de melhor intérprete de 2008 e que ouvi cantar ao vivo. Acho que você vai gostar.

      • Lilian
        18/07/09 at 21:25

        Não quero dar trabalho, Dr.Gama, mas confesso que… adorei a idéia do CD! E se o senhor ouviu, ela deve ser maravilhosa! Um grande abraço pra vocês! Aproveitem bastante!

  2. Lilian
    18/07/09 at 22:13

    Ainda em Portugal, mas já pensando em Paris. Vi esta página no msn e não resisti… Imagino que o que vocês menos precisem seja de guias turísticos (já devem ter levado um na bagagem). Mas, já que estamos “viajando juntos”, lá vai…
    http://msn.onne.com.br/cesar/materia/toques_da_mary/9543/o-doce-sabor-de-paris

  3. 13/08/09 at 5:21

    Hey very nice blog!! Man .. Beautiful .. Amazing .. I will bookmark your blog and take the feeds also…

Deixe um comentário

Yay! You have decided to leave a comment. That is fantastic! Please keep in mind that comments are moderated. Thanks for dropping by!