De repente, um verso

  

 

                        Na crônica de Carlos Heitor Cony da última sexta-feira, “O ovo e a galinha” (Folha de S. Paulo, Ilustrada, E14, 21/5/2010), na qual discorre saborosamente como sempre sobre um livro do aiatolá Khomeini intitulado “A explicação dos problemas” (aliás, todo fanático e tirano tem a mania de deixar seu livro para a posteridade, Hitler com Mein Kampf, e o “Livro Vermelho” de Mao Tsé-Tung são dois bons exemplos disso), um decassílabo reluz de repente como uma pérola no ventre da ostra:

 

                        “carne pasto de vermes e de espantos.”

 

                        No final, diz ele que “gostaria que me explicassem de uma vez por todas a insistência com que escrevo diariamente e ninguém toma providências”.

                        É por isso!

 

 

3 comentários

  1. Lilian
    24/05/10 at 1:08

    rsrs… Não apenas os fanáticos e tiranos, mas também os pretensiosos. Sarney escreveu o seu Alguma Coisa de “Marimbondos”, talvez Cachoeira, sei lá. Me recuso a procurar o nome correto. Ele não merece, pelo menos não enquanto estiver vivo, qualquer esforço da minha parte.
    Vamos ver o que nos deixará Lula, além de Dilma, Palocci e todos os outros… Deverá ser uma obra esplendorosa, digna do seu tamanho (meu Deus, devo estar enlouquecendo! até eu já estou quase acreditando que ele é o que ele pensa que é… Achei que o mundo acabaria em cataclismo, mas poderemos apenas ensandecer, subvertidos pela mentira. Isto sim mereceria providências sérias senhor Cony!) Seu ghost whriter (do Mr.President – até Marilyn poderá vir cantar pra ele!) deverá ser ghost mesmo, quem sabe Camões, Fernando Pessoa, Shakespeare, Victor Hugo; talvez o próprio Leonardo Da Vinci venha nos prestar esse favor, demonstrando sua genialidade também na literatura…

  2. 24/05/10 at 9:14

    Quem escreveu “Pilatos” pode ser tudo, menos um escritor na média.

    • Lilian
      24/05/10 at 10:40

      Não sei como vocês conseguem ler tanto! Meu respeito por isto. (Na verdade, acho que sei sim: enquanto vocês lêem o que há de melhor na literatura, eu me divirto com livros policiais; no momento estou lendo “O colecionador de ossos”). Eu só conhecia C.H.Cony por suas crônicas na Folha, que adoro. Não sabia que ele tem escrito livros também. Além do prazer da leitura dos escritos do Dr.Gama, a gente sempre pode se informar um pouco mais neste blog. Gostei muito daquela citação de outro dia “Se Deus não existe, tudo é possível”.

Deixe um comentário

Yay! You have decided to leave a comment. That is fantastic! Please keep in mind that comments are moderated. Thanks for dropping by!