Além dos quase dez anos de namoro e noivado, Antonio Carlos e eu estamos casados há mais de trinta anos.
Nos conhecemos adolescentes, crescemos e estamos envelhecendo juntos, com três filhas maravilhosas, cada qual de seu jeito, e agora também a Manuela, que tornou nossa vida mais doce e bela.
Sabia que ele tem uma forte ascendência árabe da parte do avô materno, que tanto adora.
Os árabes são muito afetuosos e apegados à família, de modo que pelo menos até a décima geração consideram-se parentes próximos ou “brimos”.
Mas depois de passar quase uma vida ao lado dele, sequer suspeitava dos seus laços portenhos e de que tem tantos familiares em Buenos Aires, para onde viajamos juntos pela primeira vez.
Ele já conhece relativamente bem a cidade e quer me levar a todos os locais típicos e de que mais gosta.
— Temos de ir a tal lugar. Não por mim, que já conheço, mas por você, diz ele enquanto me me arrasta pelas calles e avenidas de Buenos Aires.
Ontem lá pelas tantas, comentei que estava me sentido como uma noiva ou recém-casada com a obrigação de visitar e me apresentar a seus inúmeros parentes argentinos, que eu desconhecia. Demos boas gargalhadas e passamos a brincar a toda hora com a ideia, até que ele me pediu que escrevesse este post para seu blog.
E lá vamos nós reencontrar titio Borges no café do primo Tortoni.
Depois, visitamos vovó Recoleta, mas antes tínhamos ido passear na prima Florida e demos uma passadinha nas casas dos tios Piazzolla e Ateneo, que nos retiveram e não queriam deixar que fôssemos embora.
Quase tudo a pé, pois que Buenos Aires é para ser desfrutada andando, me convenceu ele.
Estamos agora com primo Caminito, mas ainda iremos ao vovô Colón que passou por uma plástica e dizem ter ficado tão jovem quanto o Dr. Annibal (sem plástica).
Não sei que outras surpresas e visitas familiares me aguardam amanhã. Ele já falou que — como fez o tio Gilberto para a sua Célia quando aqui estiveram — vai me levar à praça do tio-avô San Martín para me ler um poema a ele dedicado pelo titio Borges.
Ufa!!!
Maria Delucena