Em alguma parte alguma

 

 

 

 

 

 

                        Passados onze anos desde a publicação no seu último livro de poesia, e no ano em que completa oitenta anos, Ferreira Gullar é que nos presenteia com Em alguma parte alguma, que tenho em mãos neste exato instante, mas venho lendo, em completo enlevo, há vários dias.

                        Na realidade venho relendo, porque se trata de um pequeno livro (apenas no tamanho), de pouco mais de cem páginas, em que os poemas vão da página 21 à 130, precedidos de duas visões críticas sobre Ferreira Gullar, assinadas por Alfredo Bosi e Antonio Carlos Secchin, e contendo nas páginas finais alguns dados biográficos do autor e da sua obra.

                        Agradam-me os livros de poesia assim, não muito extensos (salvo evidentemente as Antologias ou Obras Completas), tal como os próprios poemas de Em alguma parte alguma, enxutos, que podem ser lidos em qualquer ordem, indo e voltando, abrindo as páginas ao acaso. Parece então que são os poemas que nos buscam e não nós a eles.

                        Ferreira Gullar, nascido José Ribamar Ferreira, em São Luís do Maranhão, sem dúvida integra o rol dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, já tendo sido indicado duas vezes para o Prêmio Nobel de Literatura, além das inúmeras premiações de grande importância que recebeu.

                        Sempre foi considerado de esquerda (chegou a ser forçado a se exilar em 1971) e de vanguarda (seja lá o que essas duas expressões tão desgastadas ainda possam significar), bem como integrado às manifestações da cultura popular. Como, apesar da idade e de consagrado, não se acomodou nem parou de pensar e continua a fazer um juízo crítico das suas experiências, ideologias e crenças passou nos últimos tempos a ser patrulhado e tachado de reacionário(?), especialmente por cometer o pecado capital, num Estado que se pretende democrático de direito, de se opor ao governo de Lula, O Impoluto.

                        Mas o que me interessa e de quem quero falar é do poeta, que Ferreira Gullar diz ser “às vezes”.

                        Muito melhor do que eu, falam por ele os seus poemas. Aquele — excepcional — que abre Em alguma parte alguma (aliás, que maravilhoso título!), denominado Fica o não dito por dito, é definido por Alfredo Bosi como “puro pensamento sobre a fundação do poema a partir e no interior da sua própria locução. A palavra existe, mas só na medida em que é dita, como um fiat que sucede o vazio, o nada, o silêncio. Ao ser dita, a poesia instaura um sentido pela própria força de seu produzir-se enquanto verbo.”

                        Por sua vez, Antonio Carlos Secchin assinala: “Com 61 anos de ofício, a poesia de Ferreira Gullar torna-se cada vez mais nova. Neste arrebatador Em alguma parte alguma pulsa a urgência da vida, por meio de um olhar que se lança tanto microscopicamente à textura espessa das frutas condenadas ao apodrecimento, quanto telescopicamente à solidão esquiva e silenciosa do cosmo. Se Fernando Pessoa afirmou: “O que em mim sente está pensando”, podemos dizer, quanto a Gullar, que o que nele pensa está sentindo.”

                        Eis o início e o fecho de Fica o não dito por dito:

 

 

                                   o poema

                                               antes de escrito

                                   não é em mim

                                               mais que um aflito

                                                                       silêncio

                                   ante a página em branco

 

 

                                   ou melhor

                                   um rumor

                                   branco

                                               ou um grito

                                   que estanco

                                                           já que

                                   o poeta

                                               que grita

                                               erra

                                   e como se sabe

                                               bom poeta (ou cabrito)

                                   não berra

 

 

                                   […]

 

 

                                   é que só o que não se sabe é poesia

                                   assim

                                               o poeta inventa

                                               o que dizer

                                   e que só

                                               ao dizê-lo

                                               vai saber

                                   o que

                                               precisava dizer

                                   ou poderia

                                               pelo que o acaso dite

                                   e a vida

                                               provisoriamente

                                               permite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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