Posts from janeiro, 2011

Começo e fim

 

 

 

                        Como faço todos os domingos, na manhã de ontem fui até a Praça 7 de Setembro comprar pão para o almoço, jornais e revistas.

                        A novidade foi que Carolina resolveu me acompanhar levando Manuela para conhecer a tradicional praça, que fica próxima da antiga casa da minha sogra (já falecida e que foi uma avó maravilhosa para minhas três filhas) na Rua São Sebastião, e onde Carol, Bell e Júlia quando crianças iam frequentemente brincar e tomar sorvete.

                        Levamos o triciclo de plástico (velotrol) com que a tia Bell presenteou Manuela no Natal e ela adora. Ainda não alcança os pedais nos seus pouco mais de dez meses, mas segura o guidão e dirige orgulhosamente , enquanto é empurrada por meio de uma barra afixada na traseira.

                        Assim que iniciamos a travessia de uma das alamedas da praça, em sentido contrário vinha uma velhinha, muito frágil, conduzida em uma cadeira de rodas por uma enfermeira.

                        Quando a velhinha e Manuela se aproximavam nos seus respectivos “veículos”, houve uma imediata e mágica empatia entre as duas: olharam-se e sorriram-se com ternura comovente. Paramos brevemente e mesmo sem nada se dizerem as duas continuaram a trocar olhares cúmplices e sorridentes, estendendo as mãos para se tocarem. Seguimos em sentidos opostos, e as duas ainda se olhavam, virando para trás.

                        O encontro da infância e da velhice, o começo e o fim da existência se miravam, sorriam e tocavam, tão semelhantes em suas dificuldades e dependências.

                        A vida toda se apresentou ali, naquele súbito instante.