Depois de um dia de tanta tristeza e perplexidade, de tamanho horror, não apenas para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil, para todos que amam a vida, mesmo sem compreender os seus absurdos, a estátua do Cristo Redentor nos redime e acalenta nesse abraço simbólico.
Com direção de Fernando Salis, solução visual de Visualfarm, criação e idealização da de Casanova Comunicação, o vídeo fez parte do lançamento da campanha “Carinho de Verdade”, de combate à violência e exploração sexual de crianças.
Para simular o abraço — uma ilusão de ótica provocada por projeção de luzes e imagens —, foram utilizados oito projetores, que cobriram a estátua com imagens do Rio, sobrevoos de asa-delta, florestas e até mesmo o trânsito.
Ao som de Bachianas Brasileiras n.º 7, de Villa Lobos, e animação em 3D, a estátua parece fechar os braços, no maior abraço do mundo.
O meu abraço — infinitamente menor, mas de todo o coração — aos cariocas, em especial às vítimas e seus familiares.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PNzi5JS46U8]
Fiquei chocadíssima com o lamentável fato. Chorava sem querer vendo o desespero das mães e avós. Acho que vendo essas coisas a gente se vê acometida por uma dor que não se descreve. E fica sempre a pergunta, a cada vez, sobre o que é que leva alguém a fazer tal barbaridade.
Pra mim não há explicação. Até entendo que se mata por vingança, por ciúme, por falta de eficiência própria. Mas sair atirando em inúmeras pessoas e crianças, sem alvo determinado, pra mim é inexplicável.
Ainda bem que os autores de tais barbáries geralmente se matam, pois já devia ser insuportável conviver com eles mesmos. Querido, nem a imagem de Cristo Redentor e seu suposto abraço pode abrandar o que indivíduos do tipo podem calar o que provocam em toda a humanidade.
Belo vídeo meu amigo Antonio Carlos Augusto, que a paz e a harmonia reine em nossas escolas, para o bem de todos nós e de nossas crianças.
forte abraço do leitor,
c@urosa