Maria Fumaça

 

 

 

          Absolutamente adorável para mim essa composição dos irmãos Kleiton e Kledir, com a qual se tornaram conhecidos ao participar, com enorme sucesso, do Festival de Música da TV Tupi em 1980, em um dos últimos momentos da histórica emissora, que faliu naquele mesmo ano.

          Os antigos trens de ferro e suas locomotivas Maria Fumaça são uma das mais queridas lembranças da minha infância.

          As venturosas viagens até São Paulo, no carro leito e com uma aflitiva baldeação, malas passadas às pressas pela janela, meu pai me segurando firme pela mão para não me perder, a correria e o alívio quando embarcávamos no novo comboio.

          Depois de casado, fiz ainda uma memorável e derradeira viagem noturna no célebre “Trem de Prata”, de São Paulo para o Rio de Janeiro.

          Como um país com a nossa dimensão territorial pôde abandonar tão irresponsavelmente as ferrovias, trocando-as pelas poluentes e mortais estradas de rodagem?

 

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Yd51SuxyA1w]

 

 

 

3 comentários

  1. André
    26/04/12 at 21:32

    Gama, realmente a dupla Kleiton e Kledir é uma das melhores do Brasil. Talvez a música deles de que mais gosto seja Paixão (Amo tua voz e tua cor…)
    É muito bom vc compartilhar conosco essas experiências da viagem de trem, pra vc devem ser inesquecíveis e é a única máquina do tempo possível nesse caso… O vídeo é muito bom.
    Duas músicas da dupla foram gravadas magistralmente por Nara Leão em 1982: Maravilha Curativa (de Kledir com Miltinho, do MPB-4) e Questão de Tempo (só de Kleiton) – aliás, Nara tinha bom gosto em tudo que fazia.
    Abraços
    André

  2. 27/04/12 at 12:39

    Antonio, o vídeo é ex-ce-len-te! Pensei que fosse aparecer “Tom Gama/Lembrança Produções” nos créditos finais!
    O 3º parágrafo é cena de filme…

    Beijocas!

  3. paulinho Lima
    28/04/12 at 10:32

    Maravilha!!! só em falar em trem já me fascina, ainda com a sua prosa competente viajo literalmente. Fui ferroviário, andei num trem que fazia Campos/Rio na época de criança oficial, Hoje sou uma oficiosa toda vez que leio essas belezas. Um dia vou contar em história oral para o amigo transformar em escrita minhas andanças ferroviárias. Em uma delas, fez descobri que o silêncio é pior que a vaia.
    Beleza e um bom final de semana brasileiro, infelizmente sem trem.Onde descobriu essa gravação do kleiton e Kledir e onde anda essa dupla?
    paulinho

Deixe um comentário

Yay! You have decided to leave a comment. That is fantastic! Please keep in mind that comments are moderated. Thanks for dropping by!