“Bom Conselho” (Chico Buarque), com Chico e Eugénia Melo e Castro
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fBeOEZITiOE[/youtube]
Eugénia Melo e Castro, uma das cantoras portuguesas mais amadas pelos músicos e pelo público brasileiro acaba de ganhar mais um grande reconhecimento da crítica brasileira.
Quando comemora os seus trinta anos de carreira artística, recebe a menção honrosa da principal revista cultural do Brasil, a «Bravo», que em edição especial publica as 100 melhores canções brasileiras de todos os tempos e seus melhores intérpretes.
Geninha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, foi considerada a segunda melhor intérprete da famosa canção de Vinicius de Morais «Eu sei que vou te amar», perdendo o primeiro lugar para o não menos famoso João Gilberto e ficando a frente de uma das musas da bossa nova, Maysa.Para Eugénia este é um dos maiores reconhecimentos que recebeu, justamente no ano das comemorações do centenário de Vinícius. A sua leitura concorreu com a versão dos principais nomes da musica popular brasileira como Elis Regina, Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Ivete Sangalo e outros.
A cantora portuguesa agora está a preparar um novo CD com músicas para crianças, «Conversas com versos», musicando os poemas da sua mãe, a escritora e poetisa Maria Alberta Menéres. Para já a cantora adianta que conta com a participação de Ney Matogrosso no tema «Meu Chapéu». O lançamento está previsto para Outubro.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=p1itszpEX60#at=55[/youtube]
Gama sempre dando um show musical nessa maravilha de Estrela Binária. A Geninha é uma bela interprete, sem dúvida nenhuma e aplaudo. Mas tem de andar muito para chegar perto de cantoras como Elisete, Maysa, Gal, Elis e tantas outras cantando Vinícius. Bravo, fez bem – sou leitor assíduo – mas fica devendo. Loas a matéria e seu resultado. Mas Geninha tem muito a caminhar no item Vinícius.
Concluo: Cantar é uma coisa, interpretar é outra. Uma humilde opinião e meu gosto pelo prazer da música brasileira.
Paulinho, concordo com você em parte. A Eugénia é ótima cantora, e sua interpretação de “Eu sei que vou te amar”, belíssima. Talvez não seja melhor do que as das nossas Elisete, Maysa, Gal e Elis, mas também não fica atrás.
Tampouco me parece que o melhor intérprete da canção seja João Gilberto, conforme a eleição da “Bravo!”. João Gilberto é… João Gilberto! Ele é como o lema da Salgueiro, “nem pior, nem melhor, apenas uma escola diferente”, ou seja, ele é único, “hors concours”.
Mas achei interessante como nossos irmãos portugas deram destaque ao segundo lugar de Geninha.
Gama, essa música tem uma letra inteligentíssima, pois é uma crítica violenta contra a censura que imperava na época em que foi feita, invertendo as conotações de nossos ditos populares.
E a Geninha é uma ótima cantora portuguesa, muito cultuada e reverenciada pelos nossos artistas. Gostei muito de vê-la cantando Vinícius.
Abraçaço.
Gama, eu voltei pra te desejar um Feliz Dia dos Pais. Tudo de bom pra você, que nesse dia você receba todas as homenagens possíveis (inclusive a minha), pois você merece e está ao lado de 5 mulheres que o amam muito.
Já disse isso uma vez a você: eu também me considero um pouco como sendo seu filho. Obrigado por tudo.
Até sempre.
Abraçaço.