Todo menino baiano tem um jeito que Deus dá

 

       Selma Barcellos

Selma (perfil)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

caymmi 

Atrasado para uma gravação na TV, saiu praticamente da cama para o carro do Bôscoli, que lhe perguntou:

─ Não vai passar nem um pente no cabelo?

─ Não, eu já vim penteado da Bahia.

***

Carecia mesmo não. Ao rei primeiro de Maracangalha y Balangandã, à mais completa tradução de dengo com cheiro de mar, concede-se.

Para Ubaldo, Caymmi era um “fazedor de beleza”. E ainda tocava um violão recôncavo. Podia tudo.

 

Amigos, pelos 100 anos do mestre, comemorados hoje, o que vocês gostariam de ouvir? Digam lá. Por ora, Bethânia e o valentão mais doce da MPB.

 

http://www.youtube.com/watch?v=ZA1JGx-Frng

 

 

“A música é Caymmi, Caymmi é a música, e eu não seria músico se não fosse Caymmi.” (Tom Jobim)

 

“Tirem os olhos de mim, que eu nada sou além de um tocador de violão. O gênio se chama Caymmi. Então, vão ouvi-lo, vão entrevistá-lo. Ele é o mestre, ele é a música.” (João Gilberto)

 

“O melhor é Caymmi.” (Carlos Drummond de Andrade)

 

“Escrevi 400 canções e Dorival, 70. Mas ele tem 70 perfeitas e eu não.” (Caetano Veloso)

 

 

jangadeiro (Caymmi) (Jangadeiro, tela de Caymmi)

 

[…]

“Uma outra noite singular me levou para as praias da infância à espera da jangada. E se ela voltasse só? Gritei pelo nome dele, como na “Suíte dos Pescadores”. A névoa foi se desfazendo e vi não só uma embarcação. O mar vinha constelado de jangadas, os rudes remendos das velas brilhando feito veios de ouro. Estrelas cadentes iluminavam à volta com verde luz, verde arrebentação, e o que são as cristas das ondas a não ser arestas de astros antigos? Havia cardumes de rosas, rosas formosas de abril, saltando do mar como peixes, pétalas de escamas em tremeluzir de pálpebras. Chico, Bento, Pedro, Zeca, João Valentão, Anália, Jorge Amado, Carybé, todo o povo de Caymmi, o pobre povo brasileiro na miríade de jangadas. Voltavam com nossas sedes e fomes históricas, sofridos como nunca, torturados pelos cães dos poderosos, mas cheios de altivez e integridade nas roupas brancas rasgadas. E também, de relance, Dorival com a Senhora dos Navegantes, e ele sorria porque nosso futuro inova nosso passado, e neles Dorival Caymmi está sempre cantando, dulcíssimo de sal marinho, lampejo eterno em cada gota do presente.”

Podem achar que eu pirei. Pra escrever sobre Caymmi e a morte, só louco.”

(Aldir Blanc, em “A volta da jangada”, ‘O Globo’, 27/4/2014)

 

 

“Beijos pela noite”, dos amigos Caymmi, Jorge Amado e Carlos Lacerda. Bobagem…

 

http://www.youtube.com/watch?v=Hwk-AMY3I_g

 

 

 

3 comentários

  1. André
    30/04/14 at 14:53

    Selma, muito bonita essa homenagem que você e o Gama estão fazendo ao mestre Caymmi. Adorei as escolhas para hoje. Sua obra ultrapassa gerações, é atemporal e imortal, ou seja, suas músicas parece que foram compostas ontem e ficará por toda a eternidade.
    Beijoca!

  2. 30/04/14 at 16:23

    Mestre Caymmi é uma figura singular na música brasileira, com estilo inconfundível e inimitável, incluindo a voz e o jeito de cantar.
     
    Fez pouco mais de 100 canções, o que pode ser considerado pouco para o seu enorme talento, e talvez por isso tenha ganhado a fama de preguiçoso, que ele assumia e até gostava de propagar. Consta que demorou nove anos para concluir a estrofe final de João Valentão: ”E assim adormece este homem / Que nunca precisa dormir pra sonhar / Porque não há sonho mais lindo / Do que sua terra não há”. Valeu cada minuto de espera!
     
    Linda homenagem, Selminha!
     

  3. 30/04/14 at 21:21

    Antonio e André, quando canso de ir-me embora pra Pasárgada – ultimamente cogito Kepler 186 (lá não tem essa de reis, a majestade serei eu mesma, na rede que escolherei, e como não farei ginástica, andarei de bicicleta ao som de valsa vienense feito bailarina circense) – vou pra Maracangalha…
    Vocês sabiam que a origem du mot é a corruptela da expressão “amarrar a cangalha” , a madeira que equilibra a carga nos burros?

    Beijocas!

Deixe um comentário

Yay! You have decided to leave a comment. That is fantastic! Please keep in mind that comments are moderated. Thanks for dropping by!